JUVENILIZAÇÃO E ENEGRECIMENTO DA EJA EM TEMPOS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Eliana de Oliveira Teixeira

Resumo


Este artigo objetiva refletir sobre os processos de juvenilização e enegrecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como efeitos das políticas de universalização da educação na atualidade. Parte de uma pesquisa de doutorado concluída, baseia-se na análise da trajetória escolar dos estudantes da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ, especialmente, em uma das escolas. De cunho quantitativo, utiliza informações do Censo Escolar nacional e do Sistema de Gestão da Rede Escolar e da Pesquisa Perfil da EJA mantidos pelo poder público municipal para refletir sobre os planos social, escolar e de políticas públicas. Tendo o direito à educação como princípio, os achados, em diálogo com dispositivos legais e com autores como DAYRELL et al. (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Munanga (2010) e Silva (2010), problematizam a majoritária presença dos jovens na EJA, notadamente, jovens negros e o processo de marginalização desses sujeitos no projeto de universalização em curso .


Palavras-chave


EJA; Ensino Fundamental Regular; Juvenilização e enegrecimento da EJA; Universalização da educação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58184

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ISSN: 2316-9303 | Indexada em: