JUVENILIZAÇÃO E ENEGRECIMENTO DA EJA EM TEMPOS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58184

Palavras-chave:

EJA, Ensino Fundamental Regular, Juvenilização e enegrecimento da EJA, Universalização da educação.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os processos de juvenilização e enegrecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como efeitos das políticas de universalização da educação na atualidade. Parte de uma pesquisa de doutorado concluída, baseia-se na análise da trajetória escolar dos estudantes da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ, especialmente, em uma das escolas. De cunho quantitativo, utiliza informações do Censo Escolar nacional e do Sistema de Gestão da Rede Escolar e da Pesquisa Perfil da EJA mantidos pelo poder público municipal para refletir sobre os planos social, escolar e de políticas públicas. Tendo o direito à educação como princípio, os achados, em diálogo com dispositivos legais e com autores como DAYRELL et al. (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Munanga (2010) e Silva (2010), problematizam a majoritária presença dos jovens na EJA, notadamente, jovens negros e o processo de marginalização desses sujeitos no projeto de universalização em curso .

Biografia do Autor

Eliana de Oliveira Teixeira, Universidade Federal Fluminense Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação (2015), Pós-graduada em Diversidade Cultural e Interculturalidade: Matrizes Indígenas e Africanas na Educação Brasileira (2012) e graduada em Pedagogia (2000) pela mesma universidade. Pesquisadora colaboradora do Programa sobre o negro e o indígena na sociedade brasileira (PENESBI), do Laboratório sobre Acesso e Permanência (LAP) e do Núcleo de estudos em políticas curriculares (NEPOC), ambos vinculados à Universidade Federal Fluminense. Desde 2000, integra o quadro efetivo de Docentes I e, desde 2008, o quadro de Pedagogos (Orientador Educacional) da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, membro do Fórum EJA Sul Fluminense, do Conselho de Igualdade Racial e Diversidade Étnica, da Comissão Coordenadora para Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e do Fórum Municipal Permanente de Educação de Angra dos Reis.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Teixeira, E. de O. (2022). JUVENILIZAÇÃO E ENEGRECIMENTO DA EJA EM TEMPOS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. E-Mosaicos, 11(28), 96–119. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58184

Edição

Seção

ARTIGOS