JUVENILIZAÇÃO E ENEGRECIMENTO DA EJA EM TEMPOS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58184

Palavras-chave:

EJA, Ensino Fundamental Regular, Juvenilização e enegrecimento da EJA, Universalização da educação.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os processos de juvenilização e enegrecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como efeitos das políticas de universalização da educação na atualidade. Parte de uma pesquisa de doutorado concluída, baseia-se na análise da trajetória escolar dos estudantes da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ, especialmente, em uma das escolas. De cunho quantitativo, utiliza informações do Censo Escolar nacional e do Sistema de Gestão da Rede Escolar e da Pesquisa Perfil da EJA mantidos pelo poder público municipal para refletir sobre os planos social, escolar e de políticas públicas. Tendo o direito à educação como princípio, os achados, em diálogo com dispositivos legais e com autores como DAYRELL et al. (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Munanga (2010) e Silva (2010), problematizam a majoritária presença dos jovens na EJA, notadamente, jovens negros e o processo de marginalização desses sujeitos no projeto de universalização em curso .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana de Oliveira Teixeira, Universidade Federal Fluminense Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação (2015), Pós-graduada em Diversidade Cultural e Interculturalidade: Matrizes Indígenas e Africanas na Educação Brasileira (2012) e graduada em Pedagogia (2000) pela mesma universidade. Pesquisadora colaboradora do Programa sobre o negro e o indígena na sociedade brasileira (PENESBI), do Laboratório sobre Acesso e Permanência (LAP) e do Núcleo de estudos em políticas curriculares (NEPOC), ambos vinculados à Universidade Federal Fluminense. Desde 2000, integra o quadro efetivo de Docentes I e, desde 2008, o quadro de Pedagogos (Orientador Educacional) da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, membro do Fórum EJA Sul Fluminense, do Conselho de Igualdade Racial e Diversidade Étnica, da Comissão Coordenadora para Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e do Fórum Municipal Permanente de Educação de Angra dos Reis.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. JUVENILIZAÇÃO E ENEGRECIMENTO DA EJA EM TEMPOS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 28, p. 96–119, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.58184. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/58184. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS