DOCUMENTOS CURRICULARES, MARCOS LEGAIS E DEMANDAS POTENCIAIS DE MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57851

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, documentos curriculares, oferta de EJA, demanda potencial, Santa Catarina.

Resumo

Este artigo objetiva situar elementos legais e curriculares relacionados às particularidades da Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas no Brasil e na rede estadual de ensino de Santa Catarina no contexto dos últimos vinte anos, bem como visa a situar a atual oferta da EJA e a demanda potencial de matrículas para essa modalidade da educação básica. A base teórica que sustenta este estudo está ancorada em Soares (2019), Arroyo (2019), Catelli, Haddad e Ribeiro (2014) e Thiesen (2007) e nos documentos legais e curriculares da EJA em Santa e no Brasil. Metodologicamente, constitui um texto teórico e documental em que se reafirma a identidade pedagógica própria da EJA e o seu reconhecimento como direito constitutivo de seus sujeitos.

Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011) Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB) Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9764085758306370) Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos.

Adriana Regina Sanceverino, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Erechim/RS

[1] Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Doutora em Educação (UNISINOS/RS). Pós-Doutora em Educação (UFSC). Líder de Grupo  GEPEJAI/UFFS,

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Lage Fernandes Laffin, M. H., & Sanceverino, A. R. (2021). DOCUMENTOS CURRICULARES, MARCOS LEGAIS E DEMANDAS POTENCIAIS DE MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. E-Mosaicos, 10(24), 63–80. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57851