ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM EJA E AS FUNÇÕES REPARADORA, EQUALIZADORA E QUALIFICADORA DAS DCN-EJA

Autores

  • Daniel Pereira de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME)/ Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA). https://orcid.org/0000-0001-7631-213X
  • Geisi dos Santos Nicolau Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME)/ Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA). https://orcid.org/0000-0003-2388-397X
  • Mairce da Silva Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores https://orcid.org/0000-0003-1434-7796

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57820

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Diretrizes Nacionais Curriculares para a EJA, Funções da EJA

Resumo

O presente artigo, tomando por base o Parecer CNE/CEB 11/2000 – Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) para a EJA e a experiência de uma instituição de referência da EJA no município do Rio de Janeiro, procurou identificar, nessa última, elementos que ajudem a refletir sobre aproximações em relação às concepções de EJA e ao exercício de suas funções. Identificar esses elementos contribui para se pensar caminhos possíveis para o fortalecimento da EJA segundo esse referencial. A opção pelo parecer, do qual são consequentes as resoluções afins, reitera a sua relevância nesses vinte anos de vigência e a opção pela instituição de EJA pelo entendimento de sua relevância para a modalidade nesse município, cuja experiência atrai o diálogo com outras redes de ensino municipais desse e de outros estados brasileiros. As reflexões nesse artigo apontam para a possibilidade da coerência entre as experiências praticadas em relação à DCN a partir da ampliação da concepção sobre Educação.

Biografia do Autor

Daniel Pereira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME)/ Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA).

Doutorando em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professor na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, atualmente na Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA)/SME-RJ.

Geisi dos Santos Nicolau, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME)/ Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA).

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em Educação de Jovens e Adultos, tendo atuado como professora alfabetizadora, professora orientadora e Diretora do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, é gerente da Gerência de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Mairce da Silva Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

Pós-Doutorado no Instituto Politécnico de Leiria, Portugal e na Faculdade de Educação - Unicamp. Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Procientista; docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado): processos formativos e desigualdades sociais; Líder do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: memórias, histórias e formação docente; Coordenadora da pesquisa Alfabetização, memória e formação de professores e relações etnicorraciais (ALMEFRE); Coordenadora do grupo de pesquisa Rede de docentes que estudam e narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e escrita (REDEALE).

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Oliveira, D. P. de, Nicolau, G. dos S., & Araujo, M. da S. (2021). ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM EJA E AS FUNÇÕES REPARADORA, EQUALIZADORA E QUALIFICADORA DAS DCN-EJA. E-Mosaicos, 10(24), 308–323. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57820