ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM EJA E AS FUNÇÕES REPARADORA, EQUALIZADORA E QUALIFICADORA DAS DCN-EJA

Daniel Pereira de Oliveira, Geisi dos Santos Nicolau, Mairce da Silva Araujo

Resumo


O presente artigo, tomando por base o Parecer CNE/CEB 11/2000 – Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) para a EJA e a experiência de uma instituição de referência da EJA no município do Rio de Janeiro, procurou identificar, nessa última, elementos que ajudem a refletir sobre aproximações em relação às concepções de EJA e ao exercício de suas funções. Identificar esses elementos contribui para se pensar caminhos possíveis para o fortalecimento da EJA segundo esse referencial. A opção pelo parecer, do qual são consequentes as resoluções afins, reitera a sua relevância nesses vinte anos de vigência e a opção pela instituição de EJA pelo entendimento de sua relevância para a modalidade nesse município, cuja experiência atrai o diálogo com outras redes de ensino municipais desse e de outros estados brasileiros. As reflexões nesse artigo apontam para a possibilidade da coerência entre as experiências praticadas em relação à DCN a partir da ampliação da concepção sobre Educação.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Diretrizes Nacionais Curriculares para a EJA; Funções da EJA

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57820

Direitos autorais 2021 Daniel Pereira de Oliveira, Geisi dos Santos Nicolau, Mairce da Silva Araujo


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: