COMO ENSINAM OS PROFESSORES DE SURDOS DA EJA? DISCUSSÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO

Bianca Sonale Fonseca da Silva, Simone Maria da Rocha

Resumo


 

Esta pesquisa do tipo estado do conhecimento (ANDRÉ 2009) tem como objetivo discutir acerca das produções científicas a nível de Pós-graduação que versam sobre as práticas de ensino de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA, voltadas para educandos surdos. A pesquisa foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Optamos por esses bancos de dados por entendermos que o professor que atua com aluno surdo nessa modalidade de ensino não tem em sua formação inicial uma base sólida para tal e por isso nos interessa refletir sobre a formação continuada, a nível de Pós-graduação. Para tanto, foram utilizados os descritores Práticas de ensino AND surdos AND EJA. Dos achados, encontramos vinte trabalhos, destes trabalhamos somente com onze, pois alguns não iam de encontro aos interesses da pesquisa e outros não estavam disponíveis para leitura. Destes, dividimos em categorias temáticas e analisamos quanto a relevância destas para a temática. São elas, Áreas de pesquisa: apontamentos e lacunas; Regiões diferentes, discussões semelhantes; Vozes discentes na inclusão. Com os achados podemos empreender que as discussões nesta área são muito recentes, uma vez que fizemos um filtro a partir do ano de 2007 e só encontramos trabalhos que datavam de 2013 para cá. Alguns resultados apontam para uma inversão de papeis dos profissionais que atuam com estes alunos e problemas nas práticas de ensino que sejam efetivas para uma inclusão e real aprendizagem do educando surdo.


Palavras-chave


Práticas de ensino; EJA; Alunos surdos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57819


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: