EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57804

Palavras-chave:

EJA, Educação em Direitos Humanos, Materiais Pedagógicos, Formação Continuada, Interculturalidade

Resumo

Este artigo examina a transversalidade dos direitos humanos no “Curso de Formação Continuada em Produção de Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos(EJA).” O curso teve uma abordagem freiriana e a participação de 30 professores/as da EJA, 10 estudantes de licenciaturas e 04 professoras/es do ensino superior. Na análise, recorreu-se à literatura em Direitos Humanos e educação, assim como aos estudos da pedagogia decolonial, da interculturalidade e da interdisciplinaridade. Os resultados dos cinco cadernos pedagógicos construídos de forma coletiva evidenciaram uma interação Universidade e Educação Básica baseada na horizontalidade, uma formação contextualizada com a realidade docente e abordagem condizente com às especificidades da EJA. Consideramos a educação em direitos humanos na EJA como fundamental para a construção de educação pública, laica e plural, portanto, emancipatória e em prol de uma sociedade justa e democrática.

Biografia do Autor

Heli Sabino Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria José Batista Pinto Flores, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta de Didática do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG -

Nayara Siva de Carie, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG

Walesson Gomes da Silva, Universidade Estadual de Minas Gerais

Prof, Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Oliveira, H. S., Flores, M. J. B. P., de Carie, N. S., & Silva, W. G. da. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. E-Mosaicos, 10(24), 213–229. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57804