EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Heli Sabino Oliveira, Maria José Batista Pinto Flores, Nayara Siva de Carie, Walesson Gomes da Silva

Resumo


Este artigo examina a transversalidade dos direitos humanos no “Curso de Formação Continuada em Produção de Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos(EJA).” O curso teve uma abordagem freiriana e a participação de 30 professores/as da EJA, 10 estudantes de licenciaturas e 04 professoras/es do ensino superior. Na análise, recorreu-se à literatura em Direitos Humanos e educação, assim como aos estudos da pedagogia decolonial, da interculturalidade e da interdisciplinaridade. Os resultados dos cinco cadernos pedagógicos construídos de forma coletiva evidenciaram uma interação Universidade e Educação Básica baseada na horizontalidade, uma formação contextualizada com a realidade docente e abordagem condizente com às especificidades da EJA. Consideramos a educação em direitos humanos na EJA como fundamental para a construção de educação pública, laica e plural, portanto, emancipatória e em prol de uma sociedade justa e democrática.

Palavras-chave


EJA; Educação em Direitos Humanos; Materiais Pedagógicos; Formação Continuada; Interculturalidade

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57804

Direitos autorais 2021 Heli Sabino Oliveira, maria josé batista pinto flores, Nayara Siva de Carie, Walesson Gomes da Silva


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: