DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUESTÕES SOBRE FORMAÇÃO, INCLUSÃO, EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57802

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Direito à educação, Inclusão escolar, Formação, emancipação e autonomia.

Resumo

Este artigo vincula-se a uma tese de doutorado em educação em fase final de elaboração, tendo por objetivo central problematizar as questões referentes à educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão escolar, como também à negação e/ou banalização do direito à educação historicamente negado na sociedade de classes. Este estudo é conduzido à luz da Teoria Crítica da Sociedade, considerando os desafios impostos pelos limites sociais à formação educacional e humana, com vistas à emancipação e autonomia de estudantes jovens e adultos, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000), implementadas com o intuito de orientar a organização curricular das unidades escolares que ministram a Educação de Jovens e Adultos como modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Freitas, Colégio Pedro II/Universidade Federal Fluminense

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II; Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como Linha de Pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS); Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo como Linha de pesquisa: Políticas, direitos e desigualdades; Possui Pós-Graduação Lato-Sensu em Literatura Infanto-Juvenil pela Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense e Graduação em Pedagogia, também pela UFF, sendo licenciada nas seguintes habilitações: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Administração Educacional, Supervisão Educacional e Orientação Educacional.

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão’. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito’. Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) ‘Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade’, Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Freitas, M. da S., & Costa, V. A. da. (2021). DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUESTÕES SOBRE FORMAÇÃO, INCLUSÃO, EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA. E-Mosaicos, 10(24), 130–146. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57802