QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM O USO DE APLICATIVOS SOCIAL AND RACIAL ISSUES IN THE

Andrea Lugo Nectoux, Gizele Dias Pereira, Michele Francisco Cassiano, Thays Leal Silva

Resumo


Este trabalho apresenta a elaboração e a prática de uma proposta pedagógica interdisciplinar cujo tema central são as relações étnico-raciais, o racismo e a marginalização social no contexto da sociedade brasileira, a partir da leitura de trechos do livro “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, e do conto “Espiral”, de Geovani Martins. A abordagem deste assunto tem como objetivo maior o combate à desigualdade racial e a promoção da equidade e da cidadania. O projeto consiste numa sequência didática com o uso de aplicativos digitais. O público-alvo do projeto foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Módulo II do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de unidades escolares do estado do Rio de Janeiro. Como uma proposta interdisciplinar, procuramos desenvolver o tema a partir dos múltiplos e complexos aspectos e fatores que forjam as relações raciais no Brasil e de um processo de emergência das vozes de sujeitos historicamente subalternizados pelo paradigma moderno dominante.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; relações étnico-raciais; interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57701

Direitos autorais 2021 Andrea Lugo Nectoux, Gizele Dias Pereira, Michele Francisco Cassiano, Thays Leal Silva


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: