AVANÇOS E IMPASSES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57601

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, políticas públicas de educação, participação popular

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fundamental na transformação econômica, política e cultural dos sujeitos, comunidades e sociedade. A partir deste olhar, o presente artigo tem como objetivo discutir os avanços e os impasses da política de educação implementada no Brasil após os 20 anos de aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa bibliográfica, o site do Ministério da Educação (MEC) e a análise documental de marcos legais da Educação de Jovens e Adultos. No caso brasileiro, todas as propostas contemporâneas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser olhadas a partir das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, Resolução CNE/CBE nº 01 de 2000, para que se possa ver os contextos em que estão inseridas desde o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso até o do atual presidente Jair Messias Bolsonaro. Nesse artigo, entendemos que no momento atual a modalidade EJA vem sendo enfraquecida vertiginosamente desde o nível federal ao estadual e o municipal, razões pelas quais observamos um processo contínuo de desqualificação da educação pública no Brasil.

Biografia do Autor

Selma dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Doutoranda Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade

Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico – TSPPP

Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS

Eduardo José Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia

Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Santos, S. dos, & Nunes, E. J. F. (2021). AVANÇOS E IMPASSES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). E-Mosaicos, 10(24), 113–129. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57601