COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E (SEMI) FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57599

Palavras-chave:

Semiformação (Halbbildung), Competências Socioemocionais, Educação

Resumo

A temática deste ensaio é Competências Socioemocionais e educação escolar. É resultado de elaborações teórico-metodológicas desenvolvidas junto à disciplina de Currículo e Escola por mim ministrada nos cursos de formação de professores. Tem-se por objetivo geral investigar o alinhamento das Competências Socioemocionais aos imperativos empresariais. Optou-se por produzir uma intervenção crítica acerca desse tema revelando os argumentos que levaram ao surgimento do debate sobre a necessidade de se investir em uma formação escolar pautada pelas competências socioemocionais. Este estudo é documental e é apresentado em duas partes. Na primeira, analisou-se criticamente alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ambos produzidos em 2015, sobre o tema Competências Socioemocionais na Educação, e que orientaram as produções teóricas posteriores. Na segunda, evidenciou-se o quanto o debate sobre Competências Socioemocionais opera na formação de indivíduos ajustados aos imperativos semiformativos. A partir de uma leitura adorniana, a análise permitiu concluir que os documentos produzidos sobre Competências Socioemocionais priorizam a (semi) formação precarizada e impossibilitada de resistências.

Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Sou professor da Universidade do Oeste Paulista. Atuo nos cursos de graduação (presencial e EAD) e cursos técnicos ministrando as seguintes disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Currículo e Escola, Filosofia l e ll, Psicologia Ambiental, Psicopedagogia e Educação. Além disso, como atividades científicas, sou membro do Guia Estudantil, trabalho como avaliador de algumas revistas científicas. Oriento projetos de pesquisa de iniciação científica nas seguintes temáticas: Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Transtornos do Desenvolvimento, Formação Docente, Afetividade Docente, Sexualidade e escola, metodologias de ensino, mal-estar docente.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Manfré, A. H. (2022). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E (SEMI) FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO. E-Mosaicos, 11(28), 56–75. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57599

Edição

Seção

ARTIGOS