A LITERATURA DE CORDEL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA

Autores

  • Rodrigo Corrêa Martins Machado Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0001-7269-1996
  • Bruna Araújo Cunha Instituto Federal da Paraíba
  • Edilânia de Lima Gonçalves Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57596

Resumo

o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através do cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi não só explorado o gênero cordel e elementos que o compõe, mas também os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia-a-dia.

Biografia do Autor

Rodrigo Corrêa Martins Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras por essa mesma instituição, doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-dourorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os seus interesses de pesquisa se focalizam no ensino de Literatura; formação de professores de literatura; letramento literário, multiletramentos e novos letramentos; literaturas de língua portuguesa, literatura LGBTQIA+

Bruna Araújo Cunha, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Teoria Literária Pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora de Língua Portuguesa e literatura no Instituto Federal da Paraíba - IFPB.

Edilânia de Lima Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Machado, R. C. M., Cunha, B. A., & Gonçalves, E. de L. (2022). A LITERATURA DE CORDEL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA. E-Mosaicos, 11(28), 183–197. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57596

Edição

Seção

ARTIGOS