EDUCAÇÃO EM FORMATO REMOTO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR PROFESSORES SURDOS DA UEPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57457

Palavras-chave:

Educação Remota. Libras. Professores. Surdos.

Resumo

Na nossa atual conjuntura, a humanidade vivencia, em sua história, um grande impacto sem precedentes, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, que modificou todas as atividades cotidianas da população das diversas Nações. No campo da educação, tivemos que buscar alternativas, como a paralisação das atividades escolares e acadêmicas presenciais, sem a presença física de estudantes e professores nos espaços das instituições educacionais. Pensando na educação do Ensino Superior, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as estratégias de ensino, nos cursos de licenciatura, utilizadas pelos professores surdos da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, em Campina Grande, Nordeste do Brasil. Optamos por uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos metodológicos a observação in loco e a aplicação de um questionário. Os resultados demonstraram que os professores, participantes do presente estudo, apesar de um ano atípico com ensino remoto utilizaram os recursos disponíveis pelo Whatzapp e pelo Google Meet para ministrar as aulas síncronas e assíncronas de forma criativa e coerente. Os alunos, também em meio a ausência das aulas presenciais apresentaram dificuldades, pois dependiam de fatores para que as aulas acontecessem, como um bom acesso à internet, localização das suas residências, cansaço físico e mental. Portanto, a Educação Remota para a disciplina de Libras, nos traz uma experiência única para um sistema linguístico visual -motor e nos permite por meio de estratégias de ensino-aprendizagem a possibilidade de uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Karla Karina Rêgo, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Gama Filho e em Novas Tecnologias da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Eduardo Onofre, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Doutor em Sociologia pela Universidade de Strasbourg – França. Docente na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Nádia Fernanda Araújo, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).

Juscelino Francisco Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Universidade Federal do Piaui-UFPI.

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – UFPI. Professor do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Rêgo, K. K., Onofre, E., Araújo, N. F., & Nascimento, J. F. (2021). EDUCAÇÃO EM FORMATO REMOTO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR PROFESSORES SURDOS DA UEPB. E-Mosaicos, 10(25), 159–176. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57457

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES