A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COLÔMBIA E NO BRASIL: ENTRE 1990-2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57351

Palavras-chave:

Políticas. Democracia. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Nas últimas décadas, os países latino-americanos vêm atravessando um processo de transformações em seus sistemas sociais e educativos. Portanto, é necessário saber se as reformas de acesso, permanência e qualidade no ensino têm sido favoráveis para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para os sujeitos que compõem essa modalidade, que no passado não tiveram a oportunidade de acessarem esses sistemas. Neste artigo, tentamos olhar as formas com que duas nações, Brasil e Colômbia, após os processos de redemocratização política e de expansão da educação, construíram os programas para esta população entre 1996 e 2016. O estudo foi realizado numa perspectiva comparativa entre as políticas educacionais que estruturam esta modalidade, passando pelo contexto histórico das reformas em que se desenvolveram os programas. Destacaremos, finalmente, os achados encontrados pela investigação ao longo do estudo.

Biografia do Autor

Ana Lucia Medina Maya, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Formada em Licenciatura em Espanhol e Literatura- Universidad del Quindío, Armenia -Colômbia (2001). Tem mais de 12 anos de experiência na área da Educação pública atuando como professora nos três níveis da Educação: Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio . Neste último nível começou a estudar as particularidades da escola, os processos de deserção escolar e as incompatibilidades existentes entre as políticas educacionais, as famílias e as próprias regras da escola. Sendo este o tema que tenta analisar na suas pesquisas. Bolsista pela CNpq do programa Convenio Internacional PEC-PG 2015. Graduada como magister em educação do programa PPGEDU UNIRIO. A linha de pesquisa ao qual pertence é Políticas, Historia e Cultura em Educação. Seu objeto de estudo foi establecer uma comparação sobre as políticas educacionais que surgem no Brasil e na Colômbia com respeito a educação de Jovens e adultos, tentando compreender as marcos legais e operacionais que se deram em ambas as nações e como elas tem sido efetivas para os sujeitos que nela transitam.

Mônica Dias Peregrino Ferreira, PPGEDU/UNIRIO

Professora associada da Unirio, coordenadora do PPGEDU/UNIRIO
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Maya, A. L. M., & Ferreira, M. D. P. (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COLÔMBIA E NO BRASIL: ENTRE 1990-2016. E-Mosaicos, 10(24), 339–355. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57351