CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE http://orcid.org/0000-0001-6376-2828
  • Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Adriano Vargas Freitas UNIVVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57322

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Matemática

Resumo

A proposta central deste artigo é a de refletir sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e sua influência sobre políticas públicas e implementações de currículo, focando a área da Matemática. Para isso, perfazemos um breve percurso de como as DCN e outros importantes documentos curriculares têm encaminhado o ensino na EJA. Como resultado, destacamos a existência de um afastamento da discussão sobre o ensino de Matemática na EJA em cursos de licenciaturas, e uma tentativa de apagamento do sentido de modalidade e das ideias pedagógicas voltada aos jovens, adultos e idosos, no texto da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Concluímos enfatizando haver movimentos de perdas e ganhos no campo da educação voltada para estes estudantes, e que precisamos lutar por uma educação que seja entendida para além de uma política de garantia de direitos.

Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF)

Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Universitária da Universidade Estácio de Sá desde 2018 e professora de Educação Infantil na Creche Educare Niterói desde 2017. Graduada pela Universidade Federal Fluminense (2013), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada AVM(2015) e Mestranda de Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora das Séries Iniciais no Colégio Pedro II de 2016 a 2018, como Arte Educadora em 2016 no programa 1001 Histórias com Arte e como agente de coordenação de turno na Prefeitura Municipal de Niterói de 2013 a 2015.

Adriano Vargas Freitas, UNIVVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA)

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Xavier, F. J. R., Cardoso, P. T. D., & Freitas, A. V. (2021). CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA. E-Mosaicos, 10(24), 276–291. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57322