A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUPAZ PARA AS DISCUSSÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57065

Palavras-chave:

Extensão universitária, Curricularização, Projeto EDUPAZ

Resumo

O presente artigo busca discutir a curricularização da extensão a partir de um projeto de extensão denominado A linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz – EDUPAZ. O projeto é um de vários implementados por uma universidade comunitária –XXXXX. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) indica a necessidade de curricularizar a extensão nos cursos de graduação, o que é regulamentado pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. A curricularização da extensão deve ser feita até dezembro de 2021, o que tem mobilizado as instituições para a elaboração de diretrizes para cumprir com a legislação. Os dados que fundamentaram esta discussão, foram obtidos de relatórios e trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas do EDUPAZ de 2016 a 2020. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas foram relevantes tanto para os acadêmicos como para a comunidade que participou, o que aponta a necessidade de incorporar as iniciativas de projetos e programas já existentes nas instituições no modelo de curricularização da extensão.

Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação de Letras da Universidade da Região de Joinville - Univille. Participa dos Grupo de Pesquisa GECDOTE e do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Investiga temas sobre práticas educativas e tecnologias digitais. Coordena o projeto de extensão- EDUPAZ.

Dalva Marques, Universidade da região de Joinville

Mestre em  Genética pela UFPR. Professora do cursos de Ciencias Biológicas e Biologia Marinha da Universidade da Região de Joinville. Atua no Centro de Inovação pedagógica e é coordenadora do projeto de extensão EDUPAZ 

João Pedro Alves Scremin, Universidade da Região de Joinville

Graduando do curso de Letras- licenciatura em Português e Inglês da niversidade da Região de Joinville. Bolsista do projeto de extensão EDUPAZ.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Pesce, M. K. de, Marques, D., & Scremin, J. P. A. (2022). A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUPAZ PARA AS DISCUSSÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. E-Mosaicos, 11(27), 131–144. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57065

Edição

Seção

ARTIGOS