BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS NA UNIVERSIDADE: O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM AMBIENTE DE FORMAÇÃO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Fernanda Chimende Farias

Resumo


O relato objetiva apresentar reflexões sobre as aprendizagens e experiências decorrentes do projeto de extensão “Brincar e contar histórias na universidade: experiências no Laboratório de Educação Infantil” vinculado ao Departamento de Pedagogia de uma universidade pública no Paraná. Trata-se de projeto que articula ensino, pesquisa e extensão pois vincula a ação dos acadêmicos do curso com atividades de brincadeiras e literatura com crianças da comunidade. As vivências explicitam o duplo ganho ao envolvidos, incluindo as implicações positivas na formação dos futuros docentes e a valorização do brincar na infância como potência de vida.


Palavras-chave


Educação Infantil; Formação de professores; Brincar; Literatura infantil; Universidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.55416

Direitos autorais 2023 Aliandra Cristina Mesomo Lira, Fernanda Chimende Farias


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: