INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DE AÇÕES UNIVERSITÁRIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Carlos Roberto Beleti Junior Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.55154

Palavras-chave:

Pós-graduação, Educação escolar e diversidade, Profissionais da educação, Relações étnico-raciais, Racismo.

Resumo

Este trabalho foi idealizado em uma disciplina, em nível de Doutorado, no programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Teve como objetivo geral verificar a compreensão do público participante sobre os conceitos relacionados às relações étnico-raciais, dando enfoque ao racismo. A metodologia utilizada foi a aplicação um formulário online com perguntas relacionados às questões étnico-raciais, no momento de pandemia. O público-alvo foi composto por 50 profissionais da educação divididos em dois grupos, sendo um com 25 alunos/as de Pós-Graduação Stricto Sensu e 25 de docentes da rede municipal de educação, da região noroeste do Paraná, para verificar possíveis diferenças nas percepções de cada grupo. Constatamos indícios de que as formações acadêmicas em programas stricto sensu (Mestrado e Doutorado) oferecem possibilidades para que profissionais da educação tenham acesso ao conhecimento aprofundado acerca de temáticas como o racismo, em comparação a profissionais sem tal formação.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Beleti Junior, Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul

Professor da Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul. Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação em nível de Doutorado na Universidade Estadual de Maringá.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. 

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-doutorado pela UnB (2010). Aposentada pela Universidade Estadual de Maringá e professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá-PR. 

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Beleti Junior, C. R., Maio, E. R., & Teruya, T. K. (2022). INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DE AÇÕES UNIVERSITÁRIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. E-Mosaicos, 11(28), 4–22. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.55154

Edição

Seção

ARTIGOS