INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DE AÇÕES UNIVERSITÁRIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.55154Palavras-chave:
Pós-graduação, Educação escolar e diversidade, Profissionais da educação, Relações étnico-raciais, Racismo.Resumo
Este trabalho foi idealizado em uma disciplina, em nível de Doutorado, no programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Teve como objetivo geral verificar a compreensão do público participante sobre os conceitos relacionados às relações étnico-raciais, dando enfoque ao racismo. A metodologia utilizada foi a aplicação um formulário online com perguntas relacionados às questões étnico-raciais, no momento de pandemia. O público-alvo foi composto por 50 profissionais da educação divididos em dois grupos, sendo um com 25 alunos/as de Pós-Graduação Stricto Sensu e 25 de docentes da rede municipal de educação, da região noroeste do Paraná, para verificar possíveis diferenças nas percepções de cada grupo. Constatamos indícios de que as formações acadêmicas em programas stricto sensu (Mestrado e Doutorado) oferecem possibilidades para que profissionais da educação tenham acesso ao conhecimento aprofundado acerca de temáticas como o racismo, em comparação a profissionais sem tal formação.Downloads
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