MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.54311

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação inclusiva, Materiais didáticos acessíveis, Pessoa com deficiência visual, Ensino Superior.

Resumo

O artigo relata a criação e oferta do curso de extensão intitulado “Elaboração de materiais didáticos acessíveis para pessoas com deficiência visual”, destinado, prioritariamente, a docentes do ensino superior. Dados do Censo da Educação Superior do INEP do ano de 2018 mostram significativo aumento no número de matrículas de estudantes com deficiências, evidenciando o imperativo da formação docente para a prática inclusiva. Objetivou-se capacitar docentes a preparar materiais didáticos acessíveis como forma de redução de barreiras, contribuindo para a permanência de discentes com deficiência visual no ambiente educacional, especialmente no que tange ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo e do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, adota uma abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos meios de investigação, trata-se de um estudo de caso. Oferecido na modalidade à distância, de forma síncrona e assíncrona, a metodologia empregada para a realização do curso estruturou-se em torno de três eixos: a) elaboração, sistematização e organização do conteúdo programático, b) produção de videoaulas em formatos de tutorial, c) gestão do ambiente virtual de aprendizagem. Quanto ao objetivo de qualificar os cursistas para elaborar materiais didáticos acessíveis no formato digital, ressalta-se que, embora as atividades avaliativas tenham sido executadas com êxito pelos concluintes, a prática deve ser constante, pois dela depende o aperfeiçoamento de habilidades práticas e atitudinais introduzidas pelo curso. A temática é ampla e as particularidades de cada tipo de deficiência demandam um exercício de empatia e comprometimento frequente. O curso permitiu ainda, divulgar a educação inclusiva, temática ainda desconhecida por muitos docentes do ensino superior, devido a lacunas em seus processos formativos. Sugere-se que ações de formação continuada para docentes envolvendo acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência sejam ampliadas e, quiçá, tornem-se políticas públicas no âmbito do ensino infantil, médio e superior.

Biografia do Autor

Janicy Aparecida Pereira Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciência da Informação.

Professora do Departamento de Processos Técnicos-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciência da Informação.

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ana Amélia Lage Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciência da Informação.

Professora do Departamento de Processos Técnicos-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Vinicius de Souza Tolentino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mestre em Ciência da Informação.

Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Rocha, J. A. P., Prudencio, D. da S., Martins, A. A. L., & Tolentino, V. de S. (2022). MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES. E-Mosaicos, 11(27), 162–182. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.54311

Edição

Seção

ARTIGOS