AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NUMA PERSPECTIVA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.54109

Palavras-chave:

Educação Infantil, Creche, Qualidade da Educação Infantil, Avaliação na/da Educação Infantil.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em uma escola de educação infantil. Sua problemática versou em torno da questão sobre como essa escola pode oferecer um atendimento de qualidade às crianças com o apoio da comunidade. O estudo buscou realizar um mapeamento de ações que favorecem a implementação de práticas avaliativas de curto e longo prazo da escola, visando formular indicadores próprios de qualidade na Educação Infantil. A metodologia investigativa caracterizou-se como um estudo de caso, e como técnicas foram utilizadas análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. A presente investigação conclui mapeando e refletindo sobre as ações práticas da comunidade escolar quanto à oferta de Educação Infantil com qualidade.

Biografia do Autor

Tatiane de Fátima Kovalski Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, bolsista PROEX/CAPES. Possui graduação em Pedagogia (2005) e Mestrado em Educação (2013) pela mesma instituição. É professora de educação básica nos Municípios de Novo Hamburgo e Portão - RS. Participa do Grupo de Pesquisa da Linha 1 - Educação, História e Políticas da UNISINOS, com coordenação da Profª Drª Flávia Obino Correa Werle. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, fluxo escolar, políticas públicas educacionais e qualidade da educação.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Martins, T. de F. K. (2022). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NUMA PERSPECTIVA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE. E-Mosaicos, 11(27), 112–130. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.54109

Edição

Seção

ARTIGOS