CORPOREIDADE E YOGA NA ESCOLA E AS PERCEPÇÕES DE SI NA INFÂNCIA

Autores

  • Franciane Souza Zarantonelo UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru Faculdade de Ciências Departamento de Educação Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa  Bauru/SP CEP 17033-360
  • Fernanda Rossi UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru Faculdade de Ciências Departamento de Educação Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa  Bauru/SP CEP 17033-360

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53880

Palavras-chave:

Corporeidade, Ensino Fundamental, Crianças, Yoga na Escola, Autoconhecimento.

Resumo

Objetiva-se refletir sobre as percepções de si despertadas nas crianças com a prática e filosofia do yoga no contexto escolar, à luz dos pressupostos da corporeidade. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa e a pesquisa de campo foi desenvolvida em um programa de ensino e aprendizagem em yoga durante um ano letivo com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo. Constata-se que as crianças, ao longo do processo, foram interiorizando e ressignificando percepções de seu corpo e de sua existência, além de gestos e falas, tornando o olhar para si e para o outro mais sensível e acolhedor ao se autoconhecer, reconhecer suas potencialidades e atribuir sentidos às suas atitudes.

Biografia do Autor

Franciane Souza Zarantonelo, UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru Faculdade de Ciências Departamento de Educação Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa  Bauru/SP CEP 17033-360

Graduanda em Pedagogia na UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus de Bauru e pesquisadora na área de educação, corpo e infância. Bolsista de Iniciação Científica - Ações Afirmativas - Reitoria UNESP.

 

Fernanda Rossi, UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru Faculdade de Ciências Departamento de Educação Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa  Bauru/SP CEP 17033-360

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru.
Pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da USP. Pós-doutora pela UNESP. Doutora e Mestre em Ciências da Motricidade (área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana) pela UNESP Rio Claro. Licenciada plena em Educação Física pela UNESP Bauru.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Zarantonelo, F. S., & Rossi, F. (2022). CORPOREIDADE E YOGA NA ESCOLA E AS PERCEPÇÕES DE SI NA INFÂNCIA. E-Mosaicos, 11(27), 36–55. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53880

Edição

Seção

ARTIGOS