CORPOREIDADE E YOGA NA ESCOLA E AS PERCEPÇÕES DE SI NA INFÂNCIA

Franciane Souza Zarantonelo, Fernanda Rossi

Resumo


Objetiva-se refletir sobre as percepções de si despertadas nas crianças com a prática e filosofia do yoga no contexto escolar, à luz dos pressupostos da corporeidade. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa e a pesquisa de campo foi desenvolvida em um programa de ensino e aprendizagem em yoga durante um ano letivo com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo. Constata-se que as crianças, ao longo do processo, foram interiorizando e ressignificando percepções de seu corpo e de sua existência, além de gestos e falas, tornando o olhar para si e para o outro mais sensível e acolhedor ao se autoconhecer, reconhecer suas potencialidades e atribuir sentidos às suas atitudes.


Palavras-chave


Corporeidade; Ensino Fundamental; Crianças; Yoga na Escola; Autoconhecimento.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53880

Direitos autorais 2022 Franciane Souza Zarantonelo, Fernanda Rossi


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