NOS EMBARAÇOS DA INTERDIÇÃO: DESVELANDO DISCURSOS ACERCA DA MULHER COM A MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53641

Palavras-chave:

Gêneros, Mitos, Mulheres, Matemática, Procedimentos de Exclusão Interditos.

Resumo

A História mostra uma baixa presença feminina na construção da matemática. Vários fatores contribuíram para tal questão, entre eles, os históricos e culturais. Muitos mitos foram se moldando ao longo dos anos acerca da relação da mulher com a matemática, um dos mais conhecidos é o de que “homens são naturalmente melhores que mulheres em matemática e raciocínio lógico”. O principal objetivo deste estudo é identificar e refletir sobre os mitos acerca da relação da mulher com a matemática. Para a obtenção dos dados aplicamos um questionário a vinte e cinco alunos do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública. Esta é uma pesquisa de cunho explicativo, assim como qualitativo e para análise dos dados consideramos como base principal o conceito de procedimentos de exclusão interdito de Foucault. Os dados apontam, na maioria dos discursos dos participantes, explicações que podem ser consideradas mitos acerca da participação da mulher na matemática ou procedimentos de exclusão interditos.

Biografia do Autor

Jane Cleide De Almeida Cordeiro

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB).

Pedro Lúcio Barboza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB).

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Cordeiro, J. C. D. A., & Barboza, P. L. (2021). NOS EMBARAÇOS DA INTERDIÇÃO: DESVELANDO DISCURSOS ACERCA DA MULHER COM A MATEMÁTICA. E-Mosaicos, 10(23), 131–147. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53641

Edição

Seção

ARTIGOS