USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19

Amanda Séllos Rodrigues, Flávia Lage Pessoa da Costa, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


A divulgação científica e o jornalismo científico assumem um papel social de tornar o cidadão apto a entender e interferir no processo científico. Muitos estudantes podem encontrar dificuldade em identificar a informação verdadeira e a informação falsa, devido ao excesso de informações disponibilizadas na internet. Logo, a escola se torna um local que pode ajudar estes estudantes a desenvolver o senso crítico e a autonomia para detectar as fake news. O objetivo deste trabalho é apresentar três exemplos de atividades que envolvam a divulgação científica, o jornalismo científico e as fake news sobre a COVID-19 para se trabalhar com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais através das disciplinas de Ciências e Matemática. Acredita-se que as atividades apresentadas nesse trabalho potencializam o ensino de ciências e matemática, apresentando materiais diversificados e buscando aperfeiçoar o senso crítico dos estudantes frente às fake news sobre a COVID-19.

Palavras-chave


divulgação científica; jornalismo científico; notícias falsas; coronavírus; ensino de ciências e matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52816

Direitos autorais 2021 Amanda Séllos Rodrigues, Flávia Lage Pessoa da Costa, Marcelo Diniz Monteiro de Barros


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: