USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52816

Palavras-chave:

divulgação científica, jornalismo científico, notícias falsas, coronavírus, ensino de ciências e matemática.

Resumo

A divulgação científica e o jornalismo científico assumem um papel social de tornar o cidadão apto a entender e interferir no processo científico. Muitos estudantes podem encontrar dificuldade em identificar a informação verdadeira e a informação falsa, devido ao excesso de informações disponibilizadas na internet. Logo, a escola se torna um local que pode ajudar estes estudantes a desenvolver o senso crítico e a autonomia para detectar as fake news. O objetivo deste trabalho é apresentar três exemplos de atividades que envolvam a divulgação científica, o jornalismo científico e as fake news sobre a COVID-19 para se trabalhar com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais através das disciplinas de Ciências e Matemática. Acredita-se que as atividades apresentadas nesse trabalho potencializam o ensino de ciências e matemática, apresentando materiais diversificados e buscando aperfeiçoar o senso crítico dos estudantes frente às fake news sobre a COVID-19.

Biografia do Autor

Amanda Séllos Rodrigues, Fiocruz

Doutoranda no Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)

Flávia Lage Pessoa da Costa, PUC Minas

Doutora pelo Programa de pós-graduação  stricto sensu em Medicina Molecular (UFMG).

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, PUC Minas/UEMG/Fiocruz

Doutor pelo Programa de pós-graduação  stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Séllos Rodrigues, A., Lage Pessoa da Costa, F., & Diniz Monteiro de Barros, M. (2021). USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19. E-Mosaicos, 10(25), 102–115. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52816

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES