EFEITOS DA LEITURA COMPARTILHADA E CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM BEBÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52755

Palavras-chave:

leitura, criança, desenvolvimento da linguagem, intervenção precoce, creche.

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de um programa de intervenção precoce, com foco na linguagem, para crianças em situação de vulnerabilidade social. Métodos: estudo pré-experimental, com foco na leitura compartilhada e contação de estórias para crianças de quatro a 36 meses matriculadas no berçário de uma creche filantrópica. Foram realizadas entrevistas com os pais e investigação dos recursos disponíveis no ambiente familiar. A qualidade do ambiente da creche foi investigada e as crianças foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da linguagem antes e após a intervenção. O programa foi baseado em estratégias de leitura compartilhada e contação de histórias para os bebês duas vezes por semana, durante 40 minutos, por quatro meses. Resultados: Participaram 11 crianças. Observou-se diferença significativa antes e após a intervenção para a linguagem receptiva das crianças. Conclusão: a intervenção com foco na linguagem mostrou-se efetiva no aprimoramento da linguagem receptiva.

Biografia do Autor

Kamila Angélica Santos Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM

Rosane Luzia de Souza Morais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora, Prof.a adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFVJM;Programa de Pós Graduação Saúde, Sociedade & Ambiente (PPGSaSA) da UFVJM PPGSaSA da UFVJM

Juliana Nunes Santos, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Fonoaudióloga. Dra em Ciências da Saúde. Professora do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Professora dos cursos de pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e do Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM.

Juliana Márcia Martins, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Ferreira, K. A. S., Morais, R. L. de S., Santos, J. N., & Martins, J. M. (2022). EFEITOS DA LEITURA COMPARTILHADA E CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM BEBÊS. E-Mosaicos, 11(27), 93–111. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52755

Edição

Seção

ARTIGOS