A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA LEITURA BOUDIEUSIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52494

Palavras-chave:

formadores, ensino de ciências e matemática, habitus, campo.

Resumo

Este trabalho discute resultados de um conjunto de pesquisas sobre os principais desafios enfrentados na formação inicial de professores de ciências e matemática, presentes em dissertações e teses de 2010 a 2019, que revelam a valorização da pesquisa com foco na área disciplinar sem articulação com as questões pedagógicas e a predominância da racionalidade técnica nos métodos de ensino utilizados pelos professores formadores. Os dados foram interpretados e analisados à luz da Teoria Sociológica de Bourdieu, em especial os conceitos de campo e habitus, o que permitiu a compreensão da importância da pesquisa, a valorização das disciplinas específicas e a presença marcante da racionalidade técnica nos cursos de licenciatura investigados. Os resultados apontam as fragilidades formativas nas licenciaturas em ciências e matemática e o papel estratégico do formador de professor. As práticas pedagógicas dos formadores de professores ainda mantêm um distanciamento entre o campo de atuação e o campo de formação e entre as disciplinas específicas e pedagógicas.

Biografia do Autor

Ivone dos Santos Siqueira, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Licenciada em Ciências Biológicas com ambas as formações pela Universidade Federal de Goiás. Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus de Conceição do Araguaia onde atua na Assessoria Pedagógica como Técnica em Assuntos Educacionais.

Maria Aparecida Neves, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (2007) e Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas com ambas as formações pela Universidade Federal de Roraima. É Professora Assistente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima.

Maria Milena de Oliveira Abreu, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2004) e mestrado em Biologia Ambiental (2007) ambas as formações obtidas na Universidade Federal do Pará . Atualmente é Professora de Biologia da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Nadia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Tem experiência de pesquisa na área de Educação em Ciências (formação de professores, abordagem CTS, questões socioambientais, educação científica para o contexto amazônico, temas sociocientíficos, educação para sustentabilidade/desenvolvimento sustentável

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

dos Santos Siqueira, I., Neves, M. A., de Oliveira Abreu, M. M., & Magalhães da Silva Freitas, N. (2022). A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA LEITURA BOUDIEUSIANA. E-Mosaicos, 11(28), 76–95. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52494

Edição

Seção

ARTIGOS