A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA LEITURA BOUDIEUSIANA

Ivone dos Santos Siqueira, Maria Aparecida Neves, Maria Milena de Oliveira Abreu, Nadia Magalhães da Silva Freitas

Resumo


Este trabalho discute resultados de um conjunto de pesquisas sobre os principais desafios enfrentados na formação inicial de professores de ciências e matemática, presentes em dissertações e teses de 2010 a 2019, que revelam a valorização da pesquisa com foco na área disciplinar sem articulação com as questões pedagógicas e a predominância da racionalidade técnica nos métodos de ensino utilizados pelos professores formadores. Os dados foram interpretados e analisados à luz da Teoria Sociológica de Bourdieu, em especial os conceitos de campo e habitus, o que permitiu a compreensão da importância da pesquisa, a valorização das disciplinas específicas e a presença marcante da racionalidade técnica nos cursos de licenciatura investigados. Os resultados apontam as fragilidades formativas nas licenciaturas em ciências e matemática e o papel estratégico do formador de professor. As práticas pedagógicas dos formadores de professores ainda mantêm um distanciamento entre o campo de atuação e o campo de formação e entre as disciplinas específicas e pedagógicas.


Palavras-chave


formadores; ensino de ciências e matemática; habitus; campo.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52494

Direitos autorais 2023 Ivone dos Santos Siqueira, Maria Aparecida Neves, Maria Milena de Oliveira Abreu, Nadia Magalhães da Silva Freitas


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: