A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA LEITURA BOUDIEUSIANA
Resumo
Este trabalho discute resultados de um conjunto de pesquisas sobre os principais desafios enfrentados na formação inicial de professores de ciências e matemática, presentes em dissertações e teses de 2010 a 2019, que revelam a valorização da pesquisa com foco na área disciplinar sem articulação com as questões pedagógicas e a predominância da racionalidade técnica nos métodos de ensino utilizados pelos professores formadores. Os dados foram interpretados e analisados à luz da Teoria Sociológica de Bourdieu, em especial os conceitos de campo e habitus, o que permitiu a compreensão da importância da pesquisa, a valorização das disciplinas específicas e a presença marcante da racionalidade técnica nos cursos de licenciatura investigados. Os resultados apontam as fragilidades formativas nas licenciaturas em ciências e matemática e o papel estratégico do formador de professor. As práticas pedagógicas dos formadores de professores ainda mantêm um distanciamento entre o campo de atuação e o campo de formação e entre as disciplinas específicas e pedagógicas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52494
Direitos autorais 2023 Ivone dos Santos Siqueira, Maria Aparecida Neves, Maria Milena de Oliveira Abreu, Nadia Magalhães da Silva Freitas
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: