IDENTIDADES E SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51500

Palavras-chave:

Identidade, Saberes Docentes, Oficinas Pedagógicas, Oficina de Mosaico, Mobilização Educacional

Resumo

Neste trabalho, investigamos a experiência de um projeto de pesquisa e extensão que contribui para a formação continuada de professores e a construção de identidades e saberes docentes. As atividades de extensão implementam o conhecimento de forma lúdica pela práxis e contribuem para que os futuros docentes adquiram conhecimentos para confeccionar materiais pedagógicos no auxílio aos desafios e inovações da prática docente. A oficina de mosaico foi um dos exemplos de atividade pedagógica aplicada na sala de aula pelo projeto de extensão Mobilização Educacional (Mob.E). Dados foram coletados com o objetivo de levantar informações sobre oficinas pedagógicas por meio do formulário eletrônico da Google. 95,2% dos alunos acreditam que as oficinas pedagógicas possam contribuir para formação continuada do professor e 71,1% dos estudantes consideram que as oficinas pedagógicas promovem a reflexão teórica integrada à prática docente. O tamanho da amostra foi 85 e intervalo de confiança de 10%.

Biografia do Autor

Andrea Rocha da Silva, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ

Doutorado em Geociências e graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e atua como pesquisadora do Grupo Identidade (s) e Saberes Docentes – GPIDOC.

 

Maria de Lourdes de Melo Pinto, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ

Doutorado em Letras e docente do curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de janeiro (ISERJ) e Líder do Grupo Identidade (s) e Saberes Docentes – GPIDOC.

 


Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Silva, A. R. da, & Pinto, M. de L. de M. (2022). IDENTIDADES E SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO. E-Mosaicos, 11(27), 145–161. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51500

Edição

Seção

ARTIGOS