FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS AVESSAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS FASES INICIAIS

Autores

  • Roberta Pires Corrêa Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz http://orcid.org/0000-0002-8207-4438
  • Daniele Francisco de Araújo Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). Professora da Educação Básica da prefeitura do Rio de Janeiro.
  • Érica Costa Vliese Zichtl Campos Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-RJ. Professora da Educação Básica das prefeituras de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51350

Palavras-chave:

Formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, formação de conceitos, deficiência intelectual, perspectiva histórico-cultural.

Resumo

O artigo discute a formação de professores para atuar com alunos com deficiência intelectual e a importância da formação de conceitos para a aprendizagem dentro da perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Para tanto, conta com os dados de três dissertações de mestrado desenvolvidas no projeto de pesquisa “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem”, com apoio financeiro do Programa Observatório da Educação da CAPES, desenvolvido na região da Baixada Fluminense/RJ. Metodologicamente, as pesquisas de campo foram de cunho qualitativo, estudo de caso e pesquisa-ação colaborativa. Entre os principais resultados, evidenciamos as dificuldades enfrentadas pelos professores em sua prática pedagógica em fornecer subsídios para que os alunos com deficiência intelectual se apropriem dos conhecimentos científicos no ambiente escolar. Contudo, os dados também evidenciaram possibilidades para que esses alunos tenham acesso aos conhecimentos historicamente construídos e uma delas é a formação continuada de professores baseada na perspectiva histórico-cultural.

Biografia do Autor

Roberta Pires Corrêa, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde Fiocruz. Coordenadora pedagógica  no município do Rio de Janeiro.

Daniele Francisco de Araújo, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). Professora da Educação Básica da prefeitura do Rio de Janeiro.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). Professora da Educação Básica da prefeitura do Rio de Janeiro.

Érica Costa Vliese Zichtl Campos, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-RJ. Professora da Educação Básica das prefeituras de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-RJ.  Professora da Educação Básica das prefeituras de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Corrêa, R. P., Araújo, D. F. de, & Campos, Érica C. V. Z. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS AVESSAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS FASES INICIAIS. E-Mosaicos, 10(23), 232–245. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51350

Edição

Seção

ARTIGOS