DIVERSÃO SOBRE RODAS: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA A INICIAÇÃO AO SKATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51337

Palavras-chave:

esporte, ensino, meninas

Resumo

O skateboarding é uma modalidade esportiva que recentemente adentrou ao programa olímpica. Pela crescente popularidade e pelo forte apelo identitário juvenil, vem chamando a atenção da juventude em aprender essa prática. A fim de contribuir com a democratização da prática, este ensaio tem por objetivo apontar algumas possibilidades de adaptação nos jogos populares para o ensino do skate na etapa de iniciação da prática esportiva. Partindo dos pressupostos da pedagogia do esporte, ressaltamos que o aprendizado da modalidade em ambientes formais e não formais de ensino pode partir da cultura lúdica das crianças. Por tanto, sistematiza-la nos ambientes de ensino traz o ganho de adicionar princípios pedagógicos com o fim de democratizar o acesso tanto para meninas como para meninos, permitindo a inclusão, a difusão de valores éticos e de adaptações que permitam o prazer com prática, mesmo aos iniciantes.

Biografia do Autor

Mariana Zuaneti Martins, UFES

Graduada em Educação Física e Ciências Sociais

Doutora em Ed. Física

Professora UFES

Silvia Urra, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ed. Física

Aline Soares Dantas, Faculdade Multivix

Graduanda em Ed. Física

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Martins, M. Z., Urra, S., & Dantas, A. S. (2022). DIVERSÃO SOBRE RODAS: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA A INICIAÇÃO AO SKATE. E-Mosaicos, 11(27), 21–35. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51337

Edição

Seção

ARTIGOS