EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO SOBRE OS REFLEXOS GERADOS PELA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50343Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação, Ética, Cidadania, Projeto de Extensão.Resumo
Este trabalho se propôs a avaliar o impacto da educação sustentável por meio do estudo de campo com jovens em vulnerabilidade socioeconômica. O artigo estabelece uma pesquisa com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 1º ano e 2º ano do Ensino Médio de escolas do município de Itajaí (SC), vinculados a um Projeto de Extensão Universitária sobre Educação Ambiental. Inicialmente, realizou-se a aplicação do questionário visando avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática. Uma vez por mês, durante sete meses, os alunos participaram de atividades planejadas e executadas por acadêmicos e professores do Curso de Oceanografia que abordavam a temática sustentabilidade ambiental. Esses momentos objetivavam desenvolver um cidadão consciente do ambiente de maneira integral, de forma a estar preocupado com os problemas associados a ele e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas ambientais atuais e prevenir os futuros. Ao término dos encontros realizou-se uma nova aplicação do questionário. A análise dos dados obtidos possibilitou a elaboração das considerações a respeito do projeto e de seus reflexos na vivência dos estudantes. O projeto serviu como motivação aos estudantes para adotarem um posicionamento sustentável com ações que visem à preservação do meio ambiente. No entanto, a temática sustentabilidade não deve estar restrita somente a esses momentos propostos, mas sim ser trabalhada de forma continuada durante todos os anos escolares de maneira interdisciplinar, auxiliando, assim, na formação de cidadãos íntegros e conscientes ambientalmente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.