AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162

Palavras-chave:

Amizade, criança, Educação infantil, infância, socialização.

Resumo

A criança durante toda a escolarização passa por vários processos de adaptação, a exemplo de novo ambiente e as novas relações sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de discutir a amizade na infância e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir desta ótica, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre o tema, considerando a educação infantil e as crianças dessa faixa etária. A partir da perspectiva histórico-cultural foi possível observar que a criação de laços afetivos, denominados de amizade, podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil e auxiliar no ensino-aprendizagem, uma vez que eles se relacionam com o bem-estar social, adaptação e desenvolvimento cognitivo. Também observou-se lacuna de pesquisas brasileiras que contemplem a temática, assim estudos empíricos acerca da amizade na infância e suas implicações na aprendizagem poderão contribuir com a educação infantil.

Biografia do Autor

Renan Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica UFMS/CNPQ.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão (PPEI/CNPq/UFMS). 

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Barbosa, R. G., & Santana, M. L. da S. (2021). AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA. E-Mosaicos, 10(23), 43–61. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162

Edição

Seção

ARTIGOS