AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162

Palabras clave:

Amizade, criança, Educação infantil, infância, socialização.

Resumen

A criança durante toda a escolarização passa por vários processos de adaptação, a exemplo de novo ambiente e as novas relações sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de discutir a amizade na infância e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir desta ótica, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre o tema, considerando a educação infantil e as crianças dessa faixa etária. A partir da perspectiva histórico-cultural foi possível observar que a criação de laços afetivos, denominados de amizade, podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil e auxiliar no ensino-aprendizagem, uma vez que eles se relacionam com o bem-estar social, adaptação e desenvolvimento cognitivo. Também observou-se lacuna de pesquisas brasileiras que contemplem a temática, assim estudos empíricos acerca da amizade na infância e suas implicações na aprendizagem poderão contribuir com a educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica UFMS/CNPQ.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão (PPEI/CNPq/UFMS). 

Publicado

2021-06-07

Cómo citar

BARBOSA, Renan Gonçalves; SANTANA, Maria Luzia da Silva. AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 43–61, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.50162. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/50162. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS