AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA

Renan Gonçalves Barbosa, Maria Luzia da Silva Santana

Resumo


A criança durante toda a escolarização passa por vários processos de adaptação, a exemplo de novo ambiente e as novas relações sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de discutir a amizade na infância e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir desta ótica, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre o tema, considerando a educação infantil e as crianças dessa faixa etária. A partir da perspectiva histórico-cultural foi possível observar que a criação de laços afetivos, denominados de amizade, podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil e auxiliar no ensino-aprendizagem, uma vez que eles se relacionam com o bem-estar social, adaptação e desenvolvimento cognitivo. Também observou-se lacuna de pesquisas brasileiras que contemplem a temática, assim estudos empíricos acerca da amizade na infância e suas implicações na aprendizagem poderão contribuir com a educação infantil.


Palavras-chave


Amizade; criança; Educação infantil; infância; socialização.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162

Direitos autorais 2021 Renan Gonçalves Barbosa, Maria Luzia da Silva Santana


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: