APRENDIZAGEM COOPERATIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA

Autores

  • Cláudia Battestin Doutora em Educaçao pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Leonel Piovezana Dr. em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Jesse Budin
  • Greicy Gadler Lang Mestranda bolsista Capes do curso de Mestrado em Educação do PPGE da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49855

Palavras-chave:

Aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Escola, Avaliação, Práticas.

Resumo

O presente artigo resulta de uma investigação de cunho teórico - bibliográfico seguido de observações e entrevistas realizadas em visitações na Escola Básica Municipal Clara Urmann Rosa do município de Chapecó. O principal objetivo foi de identificar e analisar como se caracterizam as práticas de avaliação formativa nesta escola, e como estas contribuem para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes. O texto dialoga com os professores e se constrói com o relato de experiências interativa da Rede Municipal envolvida no projeto de forma cooperativada: Professores, estudantes, escola e comunidade. Constatamos que a metodologia da Aprendizagem Cooperativa é uma prática inovadora e com resultados positivos nos processos ensino aprendizagem e que o diferencial das práticas da escola está na cooperação, alteridade e promoção de humanidades.

Biografia do Autor

Cláudia Battestin, Doutora em Educaçao pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professora do programa de pós graduação da Universidade Comunitária da região de Chapecó- Unochapecó

Leonel Piovezana, Dr. em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Professor do programa de pós graduação da Universidade Comunitária da região de Chapecó- Unochapecó

Jesse Budin

Mestrando do programa de pós graduação em Educação da Universidade Comunitária da região de Chapecó- Unochapecó.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Battestin, C., Piovezana, L., Budin, J., & Lang, G. G. (2021). APRENDIZAGEM COOPERATIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA. E-Mosaicos, 10(23), 322–334. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49855

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA