DO IMPRESSO AO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA VULNERÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49852

Palavras-chave:

biblioteca escolar, ensino de ciências, Facebook, vulnerável

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões em formas e normas de convivência promovidas pela escola no que diz respeito à utilização da biblioteca como espaço de articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula do ensino fundamental e da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para as aulas de ciências, ambas visando à promoção de experiências educativas para a construção do conhecimento científico num contexto de vulnerabilidade social. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, no modo participante, apresentando resultados de um questionário realizado com os alunos, cujo objetivo foi obter respostas quanto ao uso da internet e da rede social e seu interesse com a aprendizagem de ciências, bem como seus hábitos de leitura e do uso da biblioteca escolar. Os resultados  obtidos permitiram sintetizar que a biblioteca se apresenta como um local de excelência dentro da escola, seja para estudar, como local de ação cultural ou espaço potencial para os professores utilizarem em suas práticas pedagógicas. E, quanto à internet, foi apurado que um número significativo de alunos faz uso, levando-nos à criação de uma página no Facebook, a qual já conta com 35 alunos interessados e que participam por meio de visualizações, comentários e curtidas nas postagens relacionadas as ciências.

Biografia do Autor

Sabrine Lino Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa EDUCIMAT do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Aline Silva Dejosi Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo programa de Pós-graduação do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Sônia Cristina Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do programa de pós graduação Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Pinto, S. L., Nery, A. S. D., & Vermelho, S. C. (2021). DO IMPRESSO AO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA VULNERÁVEL. E-Mosaicos, 10(23), 04–20. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49852

Edição

Seção

ARTIGOS