FEIRAS DE CIÊNCIAS: O QUE EMERGE SOBRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E INTERDISCIPLINARIDADE NESSE ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821

Palavras-chave:

Controvérsias Sociocientíficas, Feira de Ciências, Interdisciplinaridade, Auto-eco-formação, Extensão.

Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar como o espaço não-formal de uma Feira de Ciências possibilita a emergência de temáticas voltadas às controvérsias sociocientíficas, na perspectiva interdisciplinar. A pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativo, documental e interdisciplinar, sendo que ocorreu através da análise dos resumos publicados por estudantes da Educação Básica na terceira edição do projeto de extensão Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. Com o processo da análise documental realizada, encontramos duas categorias iniciais que dissertam sobre as relações das controvérsias sociocientíficas e os temas voltados ao comportamento humano e o meio ambiente, os quais emergem na Feira de Ciências e possibilitam reflexões, interações e o desenvolvimento de tecnologias. Com isso argumentamos que o espaço da Feira de Ciências promove a auto-eco-formação dos estudantes, por meio da interação entre os pares, com os professores e o meio ambiente.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Educação em Ciências.

Mailin Elisabeth Hauschild, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Araujo, R. R. de, & Hauschild, M. E. (2021). FEIRAS DE CIÊNCIAS: O QUE EMERGE SOBRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E INTERDISCIPLINARIDADE NESSE ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO?. E-Mosaicos, 10(23), 288–304. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49821

Edição

Seção

ARTIGOS