NA TRILHA DA ALIMENTAÇÃO: PROMOVENDO A REFLEXÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.48433

Palavras-chave:

Hábitos Alimentares, Gastronomia, Saúde e Qualidade de Vida, Ensino Fundamental

Resumo

A alimentação contemporânea é marcada pela difusão de alimentos ultraprocessados e pela alimentação fora de casa, consequências do ritmo acelerado da vida predominantemente urbanizada. É importante reconhecer o espaço escolar como privilegiado para o desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional para promoção da saúde e formação de hábitos saudáveis. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar a oficina "Na trilha da alimentação" desenvolvida no contexto de um projeto de extensão em uma Escola Municipal que atende o Ensino Fundamental II. A oficina integrou três atividades, cujo objetivo foi problematizar a relação da alimentação com a saúde, detalhadas ao longo do trabalho: (1) Diário do corpo; (2) Desvendando os alimentos; (3) Aproveitamento integral dos alimentos. Participaram aproximadamente 54 alunos do ensino fundamental II.  Verificou-se que os alunos apresentaram grande interesse em conhecer melhor aquilo que consomem e os impactos gerados na saúde.

Biografia do Autor

Filipe Pessoa dos Santos, Instituto Nutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado no curso de bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde, do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paula Ramos, Instituto Nutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); mestrado em Tecnologia Educacional para Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, é professora adjunta no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES)/UFRJ, onde atua também como membro da Comissão de Acessibilidade do Centro de Ciências da Saúde. Integra o Laboratório de Currículo e Ensino, desenvolvendo estudos relacionados à linha de pesquisa "Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde", com ênfase em inclusão das pessoas com deficiência, currículo e formação de professores de Ciências e Saúde.

Tais Rabetti Giannella, Instituto Nutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Realizou pós-doutorado no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde no período de 2009-2010 e foi professora visitante da mesma instituição no período de 2010 a 2011. Atualmente é Professora Adjunta do NUTES/UFRJ, atuando no Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Saúde. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), no período de março de 2015 a março de 2016 e Vice coordenação do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), no período de maio de 2013 a agosto de 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Educação a distância e Educação em ciências e saúde.

Miriam Struchiner, Instituto Nutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação". Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e no uso de Redes Sociais na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação - Boston University (1986) e doutorado em Educação - Boston University (1992). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação do NUTES/UFRJ entre 1998-2002 e como Diretora do NUTES/UFRJ nos seguintes períodos: 2002-2010 e 2013-2015.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Santos, F. P. dos, Ramos, P., Giannella, T. R., & Struchiner, M. (2021). NA TRILHA DA ALIMENTAÇÃO: PROMOVENDO A REFLEXÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA. E-Mosaicos, 10(23), 351–365. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.48433

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA