ENSINO DE BIOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA NARRATIVA DOCENTE

Autores

  • Paula Roberta Galvão Simplício Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47651

Palavras-chave:

Representações Sociais, Ensino de Ciências, PROEJA, Docente, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a narrativa de uma professora de Biologia de um Instituto Federal sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) na perspectiva das Representações Sociais. A referida investigação é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. A coleta de dados, narrativas da professora do PROEJA, deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada, cujo corpus de análise foi tratado com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa demonstram que, para professora investigada, a articulação entre o ensino de Ciências e a contextualização do ensino podem potencializar o processo ensino-aprendizagem, construído por meio de estratégias de ensino interdisciplinares, bem como motivar os alunos para uma permanência escolar. De modo que entender suas Representações Sociais pode influenciar diretamente em sua prática docente.

Biografia do Autor

Paula Roberta Galvão Simplício, Universidade Federal de Alagoas

É Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL) com ênfase no ensino de Biologia. É Pós-Graduanda em Docência e Gestão na Educação à Distância. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário (Cesmac). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Alagoas- IFAL (2016). É Técnica em Química pelo IFAL (2012). É membro do grupo de pesquisa, formação de professores: políticas e práticas. Tem experiência como docente com ênfase no Ensino de Ciências, formação de professores e em Biologia geral na perspectiva do uso de metodologias ativas, com enfoque na aprendizagem significativa. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Ainda possui experiência em análises em laboratório de química e biologia, com ênfase em análises e implementação de procedimentos na área de microbiologia, assim como em análises e coleta microbiológica em bebidas, água e efluente e matérias-primas. Possui experiência na elaboração de Projeto Pedagógico de Curso-PPC na EAD atuando como coordenadora, membro do NDE e Colegiado. Atualmente é professora do ensino superior.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco. Graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998).Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Em 2014, concluiu seu doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Simplício, P. R. G., & Santos, A. C. dos. (2021). ENSINO DE BIOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA NARRATIVA DOCENTE. E-Mosaicos, 10(23), 214–231. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47651

Edição

Seção

ARTIGOS