ELEIÇÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO NA ARGENTINA E NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47172

Palavras-chave:

Brasil, Argentina, Colégios vinculados as universidades públicas, Estudantes.

Resumo

O trabalho apresenta os resultados da pesquisa de doutorado que analisou, de forma comparada,  o ensino médio público brasileiro e argentino. Especificamente, se  expõem as motivações da eleição escolar e os sentidos atribuídos à experiência escolar  pelos estudantes de dois colégios vinculados a Universidades públicas: o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo e o “Colégio Nacional de Buenos Aires”, da Universidade de Buenos Aires. Ambas as instituições são consideradas como como diferenciadas no âmbito do sistema de ensino público de ambos os países, no que se refere a trajetórias, recursos econômicos e também humanos. 

Palavras-chave: 

Biografia do Autor

Mariana Mataluna Botelho, Universidade de Brasilia

Licenciada e Bacharel em Ciências da Educação pela Facultad de Filosofia y Letras da Universidade de Buenos Aires. Magister em Integração Latino-americana pelo Programa de Integração em América Latina da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Assessora na área de Formação Inicial e Continuada no Ministério de Educação da Província de La Pampa, Argentina.Professora nos Instituto de Formação de Professores de Pellegrini (província de Buenos Aires), General Acha e Santa Rosa (La Pampa) (1998-2004) . Assessora pedagógica na Escola da Vila, São Paulo e no Colégio Galois, Brasília (2005–2010). Conteudista no curso de Pós?graduação em Educação Inclusiva no Instituto de Educação Superior de Brasilia (IESB) (2010). Assessora na Comisión Nacional Asesora para las Personas con Discapacidad do Ministério de Desenvolvimento Social da República Argentina, com foco na elaboração de políticas de inclusão educacional e social das pessoas com deficiência (2011). Consultora no  IIPE-UNESCO Buenos Aires (2012–2015). Consultora no Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID, escritório de Montevidéu, Uruguai) avaliando o projeto Finishing School (2014). Professora no Instituto Universitário da Associação Cristã de Moços (ACM) e na Universidade Católica do Uruguai (2015–2017). Atualmente é Tutora académica de Programas de Formação Virtual do IIPE UNESCO e  Pos–doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia. 

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Botelho, M. M., & Unzué, M. (2021). ELEIÇÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO NA ARGENTINA E NO BRASIL. E-Mosaicos, 10(25), 3–21. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47172

Edição

Seção

ARTIGOS