O DECRETO Nº 2.208/1997 E A LEI Nº 13.415/2017: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS “COINCIDÊNCIAS”

Autores

  • FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ https://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • José Gerardo Bastos da Costa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró
  • Francisca Leidiana de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.
  • Ana Paula Marinho de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46589

Palavras-chave:

Educação Profissional, Dualidade, Ensino Médio, Política educacional, Neoliberalismo.

Resumo

As políticas para a educação brasileira têm sido marcadas pela dualidade. Em geral, estabelecem duas propostas de formação: uma, para a elite econômica e política; e outra, destinada aos trabalhadores e aos interesses do mercado. Neste artigo, discutimos o Decreto nº 2.208/1997 e a Lei nº 13.415/2017, comparando-os, visto que ambos estabeleceram reformas importantes na educação brasileira. A metodologia constou de uma revisão bibliográfica a partir de estudos elaborados por pesquisadores do campo Trabalho e Educação, quanto às suas análises acerca desses dois documentos. Constatamos que, apesar do espaço temporal de vinte anos entre os dois dispositivos legais, há muitas “coincidências” que só podem ser compreendidas a partir da adoção do ideário neoliberal pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.       

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Biografia do Autor

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

DOUTOR EM EDUCAÇÃO (UFRN) E PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (IFRN), DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (UERN/IFRN/UFERSA).

José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró

Licenciado em História (UECE) e Mestre em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Francisca Leidiana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Bacharela em Turismo (UERN) e Mestre em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Ana Paula Marinho de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Licenciada em Pedagogia (UERN) e mestranda em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA; COSTA JÚNIOR, José Gerardo Bastos da; SOUZA, Francisca Leidiana de; LIMA, Ana Paula Marinho de. O DECRETO Nº 2.208/1997 E A LEI Nº 13.415/2017: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS “COINCIDÊNCIAS”. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 19, p. 79–93, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.46589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46589. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE