ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: ANÁLISES E TENSÕES PÓS LEI 9394/1996

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Francisca Rejane Bezerra Andrade

Resumo


Este artigo objetivou investigar o impacto do Projeto Professor Diretor de Turma nas Escolas Profissionais para a Profissionalidade Docente do Ceará. O contexto cearense até o ano de 2007 ofertava somente o Ensino Médio na modalidade regular e em 2008, com a adesão ao Programa Brasil Profissionalizado, implantou o Ensino Médio integrado a Educação Profissional. Voltou-se ao ponto em tudo começou, decorridos dez anos das Escolas Profissionais, para investigar possíveis avanços, desafios e perspectivas futuras. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, apoiada no Materialismo Dialético, por meio de um estudo de caso, com entrevista, observação, questionário e análise documental. Utilizou-se a Análise do Discurso Crítico. Os resultados revelaram a Educação Profissional como um divisor de água no Ensino Médio do Ceará. Concluiu-se que a flexibilização curricular particularizou especificidades às escolas profissionais, modificou a profissionalidade docente e a rotina estudantil.


Palavras-chave


Ensino Médio; Programa Brasil Profissionalizado; Educação Profissional; Projeto Professor Diretor de Turma; Ceará.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46576


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: