PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46559

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Produção textual, Formação Omnilateral, Ensino médio integrado, Educação profissional

Resumo

Este artigo busca levantar o panorama das produções científicas acerca da prática da produção textual nas turmas do ensino médio integrado à educação profissional, dos Institutos Federais, no que diz respeito à significação desta atividade em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, cujas fontes são a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, os Periódicos da CAPES e anais de eventos. Buscamos publicações que discutiram essa temática na perspectiva de formação omnilateral, proposta pelo ensino técnico integrado ao ensino médio. Pouco encontramos que relacionasse de fato a produção textual nesta proposta de ensino: duas dissertações de mestrado, dois artigos e uma publicação em anais de evento. Frente ao poder emancipador da prática da produção textual no espaço escolar, constatamos que o assunto foi pouco explorado, havendo, portanto, muito ainda a ser pesquisado e trabalhado, sobretudo no que se refere à formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Instituto Federal Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Pós graduada em Pedagogia Empresarial pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras (Português/Inglês) pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia.

Juliana Cristina da Costa Fernandes, Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação. Professora do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação. Professora do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

DE MOURA ANDRADE, Elisângela Ladeira; FERNANDES, Juliana Cristina da Costa; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS E DESAFIOS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 19, p. 163–178, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.46559. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46559. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE