O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A LEI N.º 13.415 EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: FORMAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO OU FORMAÇÃO PARA O MERCADO?

Autores

  • DAYANNA Pereira SANTOS Pós- Doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente no mestrado profissional de Educação Profissional e Tecnológica
  • Edson Silva Carvalho IFG - Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica
  • Eudiane Nunes de Oliveira Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46491

Palavras-chave:

Ensino Médio, Reforma, Formação, Política Educacional

Resumo

O artigo objetiva analisar as principais ações da política educacional para o Ensino Médio no contexto da Lei nº 13.415, sob a influência do neoliberalismo. Para se problematizar o objeto de estudo e abordar às questões de investigação, trabalhou-se com teóricos como Cunha (2005); Kuenzer (1997); Freitas (2018), Motta; Frigotto (2017).  Sob esse prisma, os documentos oficiais conexos a essas políticas foram mapeados e analisados problematizando os interesses políticos e econômicos em voga; as disputas ideológicas contemporâneas, conferindo atenção à flexibilização curricular e à concepção de competências no âmbito do ensino.  Os resultados permitiram identificar contradições nos discursos oficiais e na implantação e concretização das políticas de Ensino Médio, desvelando um distanciamento entre o pretendido e o realizado. Ademais, identificou-se que a proposta de criação dos IFs configura-se como possibilidade de superação do modelo formativo  economicista , na medida em que desenvolve um  processo formativo de unidade entre o trabalho, a ciência e a cultura.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

SANTOS, D. P., Carvalho, E. S., & Oliveira, E. N. de. (2019). O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A LEI N.º 13.415 EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: FORMAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO OU FORMAÇÃO PARA O MERCADO?. E-Mosaicos, 8(19), 108–131. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46491

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE