FORMAÇÃO DOCENTE NUM CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR: “ALTERIDADE: EU NO LUGAR DO OUTRO”

Autores

  • Adriana Martins Modesto Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, - UFJF - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM "EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES".
  • Marcia Marin Vianna COLÉGIO PEDRO II

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46091

Palavras-chave:

educação inclusiva, formação docente, oficina pedagógica, alteridade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência através de uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma escola de educação básica, privada, do município de Itu, interior do Estado de São Paulo. A intervenção se constituiu da oferta e realização de uma oficina pedagógica para formação docente continuada, que teve por título: “Alteridade: eu no lugar do outro”, foi uma proposta de sensibilização para o corpo docente da escola, de modo a trazer o conceito de alteridade como uma vivência, para que os profissionais pudessem refletir sobre o que é uma pessoa com deficiência. Além disso, a ideia era promover a reflexão sobre como poderiam contribuir, de fato, para a inclusão de alunos com deficiência ou qualquer outra peculiaridade no seu processo de aprendizagem. Essa oficina pedagógica teve como propósito incentivar e sensibilizar os professores sobre a importância da inclusão nas instituições de ensino comum; foi dinamizada por meio de atividades prático-reflexivas que visaram à sensibilização e o despertar de um olhar diferenciado dos educadores a todos os alunos com necessidades educacionais especiais. Como resultado observou-se a inquietação do grupo de professores e um novo olhar sobre as temáticas selecionadas. Entretanto, entendemos também que não se tratou de um rompimento definitivo com algumas mentalidades que não estão de acordo com os princípios inclusivos. A oficina pode ser compreendida como geradora de reflexões e incômodos que podem despertar interesse e busca por novas perspectivas para um novo pensar e agir na docência.

Biografia do Autor

Adriana Martins Modesto Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, - UFJF - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM "EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES".

GRADUADA EM LETRAS E PEDAGOGIA. ESPECIALISTA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB) PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.

Marcia Marin Vianna, COLÉGIO PEDRO II

PROFESSORA ADJUNTA DA FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES (FTESM). PROFESSORA APOSENTADA TITULAR DO COLÉGIO PEDRO II, INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO FEDERAL. DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ). MESTRE EM EDUCAÇÃO (UERJ). GRADUADA EM PEDAGOGIA, COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Teixeira, A. M. M., & Vianna, M. M. (2020). FORMAÇÃO DOCENTE NUM CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR: “ALTERIDADE: EU NO LUGAR DO OUTRO”. E-Mosaicos, 9(20), 43–60. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46091

Edição

Seção

ARTIGOS