O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG

Wallace Alves Cabral

Resumo


Esse artigo objetiva investigar algumas dificuldades e desafios encontrados por licenciandos em Química ao vivenciarem a construção e execução de um caso simulado. Tendo como lentes a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Análise de Discurso de Linha Francesa, foi discutido o rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho - MG. A atividade foi organizada em três etapas: construção, execução e avaliação. A partir da personificação dos atores em cada grupo envolvido na problemática (Mineradora, Ambientalistas, ONG e Governo), os acadêmicos vivenciaram o caso simulado. A partir da transcrição da discussão ocorrida na etapa de avaliação, o corpusde análise foi construído. As análises mostraram que a vivência no caso simulado fomentou processos argumentativos, contribuindo para uma posição mais coerente ao levar em conta outros pontos de vista. Apesar da limitação do tempo de execução do caso simulado, essa atividade propiciou discussões para além da sala de aula. 


Palavras-chave


(Química; Formação de professores; Caso simulado; AD; CTS)

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: