ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE FRASES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Cláudia Rodrigues Arcenio UFRRJ_ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45091

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Língua Materna, Ensino

Resumo

Este artigo visa relatar uma experiência que buscou analisar as tradicionais propostas de produção de frases no ciclo de alfabetização, procurando gerir alternativas à luz de duas vertentes para a prática educativa. Uma das vertentes refere-se à gramática internalizada que cada falante possui de sua língua materna e a outra se relaciona com a proposta do letramento de forma a facilitar aprendizagens quanto à apropriação da leitura e da escrita. A partir das discussões sobre a prática pedagógica ambientadas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em meio às formações presenciais realizadas no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, buscamos analisar e gerir alternativas quanto às propostas de atividades de construção de frases durante o ciclo de alfabetização. Para tanto, analisamos as atividades realizadas por alunos de quatro escolas do município evidenciando as incoerências teórico-metodológicas presentes tanto na proposição das atividades quanto na avaliação das frases produzidas pelos educandos.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues Arcenio, UFRRJ_ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação/ UFRRJ

Mestre em Educação  Demandas Populares e Contextos Contemporâneos/ UFRRJ

Graduada em Letras/ UNESA

Especializada em Alfabetização e Letramento/ UFG

Professora da rede municipal de ensino em Nova Iguaçu, RJ

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Publicado

2020-04-04

Como Citar

Arcenio, C. R. (2020). ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE FRASES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. E-Mosaicos, 9(20), 128–144. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45091

Edição

Seção

ARTIGOS