COMO FAZER PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ESCOLA? UM GUIA PARA PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45084

Palavras-chave:

metodologia científica, pesquisa básica, pesquisa aplicada, informação, projeto de pesquisa

Resumo

         Devido à escassez na formação científica de professores, o presente artigo tem como objetivo revisar brevemente conceitos gerais da pesquisa científica para educadores e professores. Além de discutir a diferença entre ciência e senso comum, ciência básica e aplicada, como classificar um projeto de pesquisa, que fontes de informação científica utilizar e definir o problema de pesquisa, o presente trabalho serve como guia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e trabalhos monográficos acadêmicos em qualquer área do conhecimento (monografias de conclusão de curso, dissertações e teses). É fundamental que a pesquisa científica seja incorporada no cotidiano escolar e na formação continuada de educadores e professores, para que possam ser fomentados os avanços necessários ao conhecimento humano e a derrocada do senso comum e de informações falsas.

Biografia do Autor

Carlos Kusano Bucalen Ferrari, ICBS, Campus Universitário do Araguaia, UFMT.

Prof. Adjunto do ICBS/UFMT;

Editor e Consultor Científico.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Ferrari, C. K. B. (2020). COMO FAZER PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ESCOLA? UM GUIA PARA PROFESSORES. E-Mosaicos, 9(20), 159–175. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45084

Edição

Seção

ARTIGOS