O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NO ENSINO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECTADORES DA PEÇA O MÁGICO DE O2

Autores

  • Jéssica Santos Valério Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá
  • Gisele Ferreira Machado Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá
  • Karine de Cássia Prado Batista Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Instituto de Física e Química Programa de Pós-graduação Educação em Ciências Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá http://orcid.org/0000-0002-7891-5820

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45076

Palavras-chave:

divulgação científica, teatro de temática científica, percepções de professores

Resumo

O teatro de temática científica tem demonstrado significativo potencial para contribuir com o processo de alfabetização científica tanto daqueles que produzem e/ou encenam o teatro quanto de seus espectadores. Nessa perspectiva, o grupo de teatro Quitrupe produziu e encenou a peça O Mágico de O2, a qual articula experimentos de química e um enredo inspirado em obra literária. A peça foi apresentada a estudantes e professores de escolas da educação básica. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de professores espectadores dessa peça quanto às possibilidades de uso e contribuições do teatro de temática científica no ensino de ciências. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores espectadores, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados foi possível observar que os professores espectadores compreendem o teatro de temática científica como uma forma de despertar a curiosidade e interesse dos alunos e como ferramenta para auxiliar na construção de conhecimentos científicos e na contextualização dos conceitos.

Biografia do Autor

Jane Raquel Silva de Oliveira, Instituto de Física e Química Programa de Pós-graduação Educação em Ciências Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Valério, J. S., Machado, G. F., Batista, K. de C. P., & Oliveira, J. R. S. de. (2020). O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NO ENSINO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECTADORES DA PEÇA O MÁGICO DE O2. E-Mosaicos, 9(20), 145–158. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45076

Edição

Seção

ARTIGOS