FICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADES PRÁTICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA – PI

Maria Gardenia Sousa Batista, Rogers Stanley Quadros

Resumo


O presente artigo tem por objetivo geral apresentar a inserção de discussões sobre Ficologia (estudo das algas), unindo ações realizadas dentro da sala de aula, no campo e no laboratório; e como objetivos específicos despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da Ficologia; relacionar teoria e prática a partir do estudo das microalgas e desenvolver atividades práticas e a produção de um material didático intitulado "FITOPLÂNCTON: uma gota de conhecimento". Para efetivação desses objetivos foi utilizado o método de pesquisa e prática tendo como lócus uma unidade escolar do estado do Piauí, localizada no centro da cidade de Teresina e como sujeitos da pesquisa 260 estudantes do ensino médio do ano de 2019. A coleta de dados da pesquisa ocorreu em um primeiro momento com a visita ao parque lagoas do norte e em segundo momento, uma aula prática no laboratório de Ficologia da UESPI,onde os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar as amostras de microalgas coletadas nas lagoas e visualizar com o auxílio de microscópio. Em seguida aplicou-se um estudo dirigido junto aos estudantes para avaliar a percepção sobre o conhecimento em Ficologia. Em conclusão a pesquisa revelou que a produção de material didático para uso no ensino médio como proposta para a produção de conhecimento, bem como despertar a consciência para a responsabilidade ambiental em sala de aula, desenvolvendo um olhar crítico sobre o meio ambiente com a finalidade de assegurar a qualidade de um recurso natural tão nescessário e raro em muitas partes do planeta que é água.

Palavras-chave


Fitoplâncton. Microalgas. Eutrofização. Material Didático. Ensino médio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44907


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: