GRÁFICOS DE FUNÇÕES UTILIZANDO O GEOGEBRA EM SMARTPHONES

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Cláudia Ferreira Reis Concordido, Bruno Guimarães da Silva

Resumo


Mudanças tecnológicas alteram constantemente nossa maneira de viver e, na vida escolar, professores se deparam com uma crescente demanda por métodos de ensino que as incorporem. Muitos trabalhos focam em como ensinar Matemática de forma diferente, utilizando softwares, origamis, jogos e diversas atividades lúdicas. Esta mudança pode ser percebida nos livros e na evolução do método de ensino de vários tópicos, dentre eles o de funções. Levando-se em conta o avanço tecnológico mencionado, principalmente dos celulares, tornando-os smartphones, acreditamos que seja prazeroso, didático e renovador lançar mão do GeoGebra, software utilizado em computadores por muitos professores, para uso em smartphones. Foram propostas atividades para o 9º do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, e feita uma análise das dificuldades dos alunos na utilização deste aplicativo em sala de aula com gráficos de funções.


Palavras-chave


TIC; GeoGebra; Smartphones; Funções; Gráficos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44535


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: