A GAMIFICAÇÃO APLICADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA EM TRÊS OPÇÕES METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44414

Resumo

Este artigo trata do conceito e da prática da gamificação na formação inicial docente, particularmente aplicada no curso de Licenciatura em Física. Metodologicamente, foi desenvolvido a partir da revisão de literatura e da análise de práticas desenvolvidas no referido curso de uma instituição federal de ensino, no interior do estado de São Paulo. Foram localizados poucos artigos publicados nas revistas de ensino de maior impacto no Brasil, sendo que nenhuma produção trata da particularidade da gamificação no ensino superior, direcionada para a formação docente de Física (ou Ciências). Apresentam-se três opções metodológicas, a saber, a gamificação para analogias, na promoção da memorização e revisão, e como possibilidade de experimentação de papéis. Ao final, reconhece-se o potencial da gamificação não apenas no engajamento das atividades de aprendizagem, mas seu papel na avaliação formativa de futuros professores. Como limites deste trabalho, apontam-se a investigação realizada em um centro de formação específico, tendo como indicação de novas pesquisas, outros centros de formação de professores de Física.

Biografia do Autor

André Coelho da Silva, IFSP Itapetininga

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação e Licenciado em Física pela mesma instituição. Atuou como Professor em instituições de ensino superior e em escolas de ensino fundamental e médio, tanto da rede pública como da rede privada. Atualmente é Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, onde foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e atualmente é orientador do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES).

Ivan Fortunato, IFSP-Itapetininga e PPGEd UFSCar Sorocaba

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br. 

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Silva, A. C. da, & Fortunato, I. (2020). A GAMIFICAÇÃO APLICADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA EM TRÊS OPÇÕES METODOLÓGICAS. E-Mosaicos, 9(20), 61–81. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44414

Edição

Seção

ARTIGOS