OFICINA DE ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO E USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Thiago de Oliveira Mendes
  • Cláudio Pires de Mendonça
  • José Maurício de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4389

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4389

A partir de uma reestruturação curricular do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF ocorrida no ano de 2002 tornou-se possível a inserção de espaços alternativos de aprendizagem através de “módulos optativos”. Neste cenário curricular surge a proposta do módulo denominado “Oficina de eletricidade”, como um espaço de aprofundamento da compreensão do funcionamento de alguns aparelhos através do estudo de alguns circuitos elétricos dos mesmos, visando o uso consciente e seguro da energia elétrica. Considerando o papel formador da escola básica, os espaços de aprendizagem proporcionados pelos “módulos optativos” facultam ao aluno o direito de escolha de temas de seu interesse, buscando identificar aptidões que possibilitem a escolha consciente por cursos de nível superior e também pela profissionalização e a inserção no mercado de trabalho.

Situados num mundo em que novas tecnologias se desenvolvem a todo instante, abrindo novas possibilidades, as práticas realizadas nesse Módulo buscam desmistificar o uso e o trato com a eletricidade tão presente em nossas vidas.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Mendes, T. de O., Mendonça, C. P. de, & Andrade, J. M. de. (2012). OFICINA DE ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO E USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA. E-Mosaicos, 1(1), 114–125. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4389

Edição

Seção

ARTIGOS